MODA

Sabemos que a fotografia é uma arte, e como arte, nasce da sensibilidade e criatividade. E mesmo emprestando suas qualidades ao marketing, não deixa de ser arte. Por exemplo, quando se fotografa desfiles de moda, o que se pretende é vender um conceito estético, ou seja, busca-se atingir a sensibilidade das pessoas para o conceito que se apresenta com o objetivo final de criar naquela sociedade a aceitação do novo, ou do antigo renovado. Neste cenário, a fotografia desempenha um papel fundamental, o de transmitir além do evento,  todo este conjunto de conceito e inovação. Está, portanto, diante do fotógrafo o desafio de transmitir toda ou boa parte da carga  emocional e estética desenvolvida no desfile. Frente ao desafio podemos nos valer de algumas técnicas de preparação que certamente economizarão o tempo e nos darão mais espaço e tranqüilidade para sentir e criar.

1ª. DICA: O CENÁRIO
• Passarela, modelos, figurino, luzes, cores se completam em perfeita harmonia.  Cenário perfeito para belas imagens.
• Primeiro, saiba exatamente o que será fotografado, no momento que o desfile acontece.
• Certifique-se do que será apresentado.
• Jóias, acessórios ou roupas? Estes são aspectos que deverá avaliar antes de começar a fotografar. Pense em como tais produtos-conceitos estão retratados ou valorizados pelo cenário construído. Aproveite isso.
• Ah! Lembre-se, o que você quer destacar é o produto-conceito, não o modelo. Foque a lente em corpo inteiro ou meio corpo, tanto faz, desde que  dê destaque ao conceito abordado.
2ª. DICA: PONTUALIDADE
• Pontualidade para o fotografo não é chegar na hora em que o evento começa, ou  alguns minutos antes. Chegue cedo, para que possa ver o ensaio geral e como a iluminação foi ajustada a passarela.
• Faça múltiplos ajustes na câmera, afim de prepara-lá para as diferentes nuanças de luz e cor do cenário.
• Faça a escolha do ISO, abertura, velocidade e balanço de branco com tranquilidade.
• Prefira lentes claras que te darão liberdade para não usar o flash.
• Lembre-se que muitas vezes o sincronismo do flash, não acompanha o movimento do objeto focado.
• Mas caso faça a opção pelo o uso do flash, use-o como preenchimento onde este não acabe com a iluminação existente.
• Respeite as cores e profundidade de campo.
• E o mais importante, estude. Leia livros, revistas e sites, enfim, tudo que fale do mundo da moda.
• Mantenha-se "antenado" com as tendências e novos conceitos.
• Mantenha-se livre de preconceitos e se permita aprender.
3ª. DICA: CURTA
• E como todo fotógrafo, divirta-se. É um mundo de glamour, que vale a pena ser fotografado por você!

PRIMAVERA - VERÃO 2011/2012


Por Vini Vasconcellos
Coluna, produção e styling

Show Room Fato Completo Facebook

Make & Hair: Kadoo Lisbôa / Produção e Styling: Jhon Santana
Co-redator: Wallace Martins / Fotógrafo: Fabio Salgado
Modelos: Carlos Magno, Caio Mosl e Anderson Costa




As flores, clássicas da estação, permanecem românticas, ao lado de maxi e extravagantes estampas. Também em evidências as imagens de pássaros muito utilizadas nos anos 90, como araras, tucanos, e todas nossas aves tropicais, que se tornam elementos decorativos e apreciáveis das coleções! Acentuam-se, no período, looks mais coloridos e, consequentemente, mais divertidos. Fazendo-nos referência direta ao nosso movimento literário TROPICALISMO.



Dentre várias vertentes deste cerne cultural, destaco as estampas e as belezas latinas nas cores vivas, nos contornos, quase reais das frutas e animais pintados, ilustrados, desenhados em obras. Cabíveis nas inspirações para estampas e para adereços da estação Primavera / Verão 2011 e 2012.

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